Fone: (41) 3027-0552 / (11) 4063-1421 / (21) 4063-6402 | Fax: (41) 3077-9889 | Nextel: (41) 7811-8929 ID 120*19588

Blog

Instruções de Segurança

Para aproveitar ao máximo uma aventura 4x4, é preciso pensar em alguns itens de segurança e também seguir regras para se voltar inteiro pra casa. Confira algumas dicas:

- Evite incursões solitárias para lugares desconhecidos. Viajar em comboio, com dois ou mais veículos, aumenta a margem de segurança e possibilita o auxílio, se algo sair errado. Previna-se coletando o máximo de informações sobre o destino e o trajeto escolhido;

 

 
Sempre forme grupos para suas aventuras. O trabalho de equipe
ajuda a sair de qualquer enrosco com facilidade! (foto: Técnica 4x4)

 

- Use sempre o cinto de segurança em qualquer situação. Em off-road o cinto é absolutamente indispensável e é claro que esta recomendação deve ser extendida a TODOS os ocupantes do veículo. Muitos Jeeps mais antigos não têm cinto de segurança para os passageiros que vão atrás, então, se for seu caso, providencie a segurança adequada para eles.

 

 
Cinto de 4 pontos instalado em um banco concha de um Jeep CJ. (foto: Técnica 4x4)

 

- Prepare seu veículo com os acessórios necessários para trilhas radicais e provas off-road, como raid e rally. A colocação de gaiolas de segurança garante proteção do habitáculo em caso de capotamento ou tombamento.

 


Parte externa de uma gaiola de proteção instalada
em um Land Rover Defender. (foto: Técnica 4x4)

 

 
Montagem interna da gaiola de um Land Rover Defender. (foto: Técnica 4x4)

 

 

 
Jeep preparado para trilhas. A gaiola garante proteção ao piloto e navegador.(foto: Técnica 4x4)

 

- Se sentir cansaço enquanto estiver em viagem, pare e descanse, pois você não terá um bom rendimento se estiver esgotado e sem humor. Estacione o veículo em algum local seguro e tire uma soneca que o cansaço dá uma folga;

- Quando estiver dirigindo em rodovias, atente para a ocorrência de ventos laterais de muita intensidade. O efeito será ainda mais forte se o veículo tiver um bagageiro ou porta escadas. Portanto, preste muita atenção!;

- Evite estacionar em locais onde a vegetação for muito alta, ou estiver muito seca, pois o sistema de escape e catalisador, quando em contato com ela, poderá iniciar a combustão deste material altamente inflamável;

- Se notar outro veículo vindo em sentido contrário, em uma estrada secundária e sem pavimentação, diminua a velocidade permitindo uma passagem segura;

- Air Bags: Posicione-se corretamente no assento, utilizando o cinto de segurança em todas as situações, mesmo em um trecho de off-road e em baixíssima velocidade. O cinto, além dos benefícios já conhecidos, vai manter o corpo a uma distância segura do trajeto da bolsa, dando condições para ela inflar sem maiores riscos. Os assentos de motorista e passageiro, devem ficar o mais distante possível do painel do veículo. Por último, observe a colocação de quebra matos e guinchos, pois ela deve ser feita respeitando a instalação dos sensores, para não inutilizar o funcionamento dos Air Bags.

- Não abuse da velocidade, veículos utilitários não foram feitos para grandes corridas, pois são mais instáveis do que os carros de passeio. Use seu utilitário de acordo com a finalidade para a qual foi projetado. Aprenda a viajar curtindo o visual e a natureza exuberante que existe pelo mundo afora.


Para mais informações
Autoria: João Roberto de Camargo Gaiotto
Curso de Condução Off Road DPaschoal: www.dpaschoal.com.br

0 Comentários | Postado em News By Marcos Castro

O Radio Amador

Este serviço de comunicação é o mais completo à disposição do cidadão comum. É um passatempo que nasceu de forma semelhante ao da prática do off-road, com equipamentos considerados sobras de guerra, que chegaram às mãos da população. Até a invenção da internet era o meio mais eficaz para se fazer amigos pelo mundo, e mesmo com internet a prática saudável do radioamadorismo ainda cria amizades a cada dia.

 



Uma estação completa montada em campo com HF, VHF e UHF. Contatos garantidos com qualquer parte do planeta. (foto: Técnica 4x4)


 Para se obter a licença de operação junto à Anatel, o candidato a radioamador precisa fazer um curso preparatório de ética de operação, aprender o Código Fonético e Código Q. Para algumas classes de operação o conhecimento de eletrônica e o Código Morse também são exigidos.
 As opções para operação em radioamadorismo são amplas e aumentam de acordo com a categoria do licenciado. Existem atualmente 4 classes, a mais simples é a D e a mais aberta é a classe A, onde o futuro licenciado poderá se comunicar em todas as freqüências/bandas liberadas para radioamador no mundo todo.

Tabela Classes
Classe A e B:
HF
VHF
UHF
EHF

Classe C
HF
VHF
UHF

CLASSE D
VHF
UHF

 

Equipamentos portáteis (HT) são muito úteis em trilhas, com repetidoras podem alcançar quilômetros de distância. (foto: Icom/USA)

 

 A classe D é  preferida no Brasil pelos corredores de rally e off-roaders em geral, porque permite a operação em FM (Freqüência Modulada), nas bandas de 2 metros e de 70cm, ou seja, VHF - 2m e UHF - 70cm. Os modernos equipamentos para esta faixa são pequenos e de custo “quase” acessível, pois pode-se encontrar desde modelos portáteis a partir de U$200,00 até sofisticados equipamentos com duas bandas, os dualbanders, que têm preço a partir de U$500,00. Com esses transceptores consegue-se contato em um raio de até 100km em linha reta e com visão direta entre as antenas, e de até 200km com utilização de estações repetidoras.
 Mas o que é uma repetidora? É uma estação que ouve seu rádio e retransmite seu sinal com mais potência a partir de uma montanha ou um edifício alto no meio da cidade. Estas estações automáticas de rádio são mantidas pelas associações de radioamadores, que as montam e dão manutenção, auxiliando a aumentar a área de abrangência dos equipamentos de VHF e UHF. Se associar a um clube de radioamador também ajuda a manter estes equipamentos incríveis funcionando para quando forem requisitados.
 Quando estiver em deslocamento por uma região, procure saber se há alguma repetidora de VHF ou UHF nas imediações, para qualquer emergência. E se estiver equipado com um modelo portátil (HT) não esqueça de levar baterias de reserva.

 

 

Um rádio dual band (VHF e UHF) para montagem em veículo. Recursos de sobra para contatos off-road e até comunicação de dados com computador. (foto: Icom/USA)

 

 Para mais informações
Autoria: João Roberto de Camargo Gaiotto
Curso de Condução Off Road DPaschoal: www.dpaschoal.com.br

 

 

 

0 Comentários | Postado em News By Marcos Castro

Expedição Namíbia 2011

0 Comentários | Postado em News By Marcos Castro

Curso de Condução Off Road - Data alterada

Prezados amigos:
 
Informo que a data do curso Técnica 4x4 a ser realizado com a Euro Import foi alterada para 6 e 7 de Novembro.

 
Nos vemos lá, abraço a todos!

 
João Roberto
 
 

 

0 Comentários | Postado em News By Marcos Castro

2º Encontro Catarinense de Land Rover

Aconteceu em Urubicí, Santa Catarina, nos dias 24 e 25 de Setembro, o 2º Encontro Catarinense de Land Rover. Idealizado e organizado por Maurício Bastos e Felipe Amarante, foi um sucesso que empolgou as mais de cem pessoas presentes em 34 Land Rovers. Os participantes foram recepcionados no sábado pela manhã na praça principal da cidade pelos organizadores, patrocinadores e pelo prefeito e secretário de turismo de Urubicí. Foram distribuídas as camisetas do evento, patrocinado pelo Armazém 4x4 e África 4x4 Expedições e a seguir houve o deslocamento do comboio para visita à cachoeira do Avencal. Depois do almoço, novo deslocamento do grupo, desta vez para visitação à maravilhosa Serra do Corvo Branco. Nesta oportunidade, alguns mais empolgados, descobriram trechos com lama e um grande atoleiro, onde puseram à prova toda a capacidade de seus 4x4. À noite, foi realizado um jantar de confraternização, oportunidade na qual foram sorteados alguns brindes, ofertados pelo Armazém e pela Sol Paragliders. Mas o melhor estava reservado para o dia seguinte, depois da visita ao Morro da igreja. No almoço, a grande sensação foi o sorteio de um para-choque com base de guincho embutida para LR Defender, cedido pelo Armazém 4x4, no valor de R$ 2.533,00 e um amortecedor de direção da Bilstein, representada por Oscar Campco, importador oficial da marca. 

                       
O 2º Encontro Catarinense de Land Rover foi uma unanimidade. Batendo o número de participantes do primeiro evento no ano anterior, criou oportunidade para que os amantes da marca pudessem se encontrar pessoalmente, trocar idéias, experiências e acima de tudo, estreitar laços de amizades. O evento reuniu catarinenses, paranaenses, paulistas, mineiros e sul matogrossenses, que confirmaram presença também no ano que vem, no 3º encontro, que já está sendo planejado.


                        
Damos aqui os parabéns a todos os presentes que, com alegria, disposição e verdadeiro espírito off-roader, fizeram O Caminho até Urubici!
 

Confira mais fotos em http://picasaweb.google.com.br/maumariscal/2ENCONTROCATARINENSEDELANDROVER#
 

Texto e fotos: Marco Aurélio R. Guimarães

 

 

0 Comentários | Postado em News By Marcos Castro

O Idioma da Rádio Comunicação

 Estando dentro de um jipe aberto no meio de uma estrada de terra é quase impossível ouvir o que o colega do outro carro está dizendo pelo rádio, seja um PX ou Rádio Amador. Pior ainda se for num equipamento portátil com alto-falante muito pequeno.

 


Utilizando os códigos o contato via rádio é mais fácil e fluente. (foto:Técnica 4x4)


 Este problema não é exclusivo do mundo off-road e por conta disto, foram criadas algumas soluções para facilitar a compreensão das mensagens no meio de tanto barulho. Sinais tênues e com muito ruído no meio de um tiroteio na guerra fizeram a criatividade desenvolver dois sistemas de codificação de mensagens. Eles podem ser divididos em duas classes, o Código Fonético, que foi criado na Segunda Guerra Mundial e aperfeiçoado em 1956, e o Código Q. Conheça a seguir os códigos mais utilizados, memorize e procure usá-los quando falar ao rádio, quando precisar transmitir um endereço, soletrar algum nome ou palavra mais complicada. Você pode usar o código fonético, por exemplo, para transmitir dados cadastrais e endereços ao telefone, veja como é simples:

 

Código Fonético:


A- Alfa
B- Bravo
C- Charlie
D- Delta
E- Eco
F- Fox
G- Golf
H-Hotel
I- Índia
J- Juliet
K- Kilo
L- Lima
M- Mike
N- November
O- Oscar
P- Papa
Q- Quebec
R- Romeu
S- Sierra
T- Tango
U- Uniform
V- Victor
X- X-Ray
Y- Yanque
W- Wiskie
Z- Zulu

 

Para números use:


0 – zero ou negativo
1 – primo ou primeiro
2- segundo
3- terceiro
4- quarto
5- quinto
6- sexto
7- sétimo
8- oitavo
9- nono
10 - décimo

 

 Já o Código Q é enorme, mas para o radioamador e faixa do cidadão pode ser resumido em uma pequena lista, normalmente cedida junto com a apostila para o exame de habilitação. Seguem os códigos mais utililizados:

 

Código Q


QAP  - Permaneço na freqüência determinada
QRA - Qual é o nome do operador
QRG - Qual é a freqüência/canal de operação
QRM- Sua transmissão está com interferência de outras estações
QRN - Sua transmissão está com interferência por efeitos atmosféricos (estática)
QRO - Aumente a potência do transmissor (p/radioamadorismo)
QRP - Diminua a potência do transmissor (p/radioamadorismo)
QRT - Encerramento da transmissão
QRV - Estou à disposição
QSA - Qual é meu nível de sinal?
QSB - Sua transmissão está com desvanecimento de sinal (fading)
QSJ - Dinheiro
QSL - Mensagem entendida
QSY - Mudar para freqüência/canal
QTC - Tenho uma mensagem p/ você
QTH - Qual é a localização exata?
QTI - Qual é a localização aproximada?
QTR - Qual é o horário?

 Pratique em casa, use no dia a dia e facilite a compreensão de mensagens nas trilhas e aventuras em geral. Divirta-se!


Para mais informações
Autoria: João Roberto de Camargo Gaiotto
Curso de Condução Off Road DPaschoal: www.dpaschoal.com.br
 

0 Comentários | Postado em News By Marcos Castro

Você Faz o Caminho

Desde que entrei para o mundo 4x4, lá pelos idos de 1983, sentia-me fascinado pelo sentimento de liberdade que cada trilha, cada viagem, carregava em si mesma.

Depois de vários anos experimentando destinos diversos, encontrei um grande amigo e antigo parceiro de negócios e juntei-me a ele no Armazém 4x4. Ansioso por reestruturar o novo empreendimento, lembrei-me da sensação de liberdade intrínseca em cada expedição, e adotamos para o Armazém 4x4, a frase Você faz o Caminho.

 



Queria compartilhar e mostrar a cada cliente, que é possível ser dono do seu próprio destino, mesmo que por alguns dias, em alguma viagem, ou algumas horas, em uma trilha, onde quem escolhe o trajeto a seguir é ele mesmo, contando com sua liberdade de escolha, livre arbítrio e responsabilidade.

Acredito que essa mensagem se aplique não somente ao caso específico de uma expedição ou trilha, mas a todos os passos que damos em nossas vidas. Uma mensagem de incentivo, de otimismo a todos que acreditam que nossas atitudes são determinantes no sucesso de nossa existência.

Fazer o caminho, na amplitude do seu significado, implica em decisões responsáveis que nos conduzam à vitória em nossa realização pessoal e profissional. No dia a dia fazemos o nosso caminho e podemos por vezes, descobrir que pegamos a “estrada” errada. Mas se fazemos o caminho, poderemos certamente retornar e novamente prosseguir no rumo certo.

 



Em seu sentido restrito, fazer o caminho pressupõe auto-suficiência e preparo para a jornada. Planejamento e antecipação às situações que podem ser encontradas na sua expedição ou trilha conduzem ao sucesso. A falta deles poderá transformar seu divertimento em um pesadelo. É nesse ponto que o Armazém 4x4 pretende ser mais um instrumento de apoio em seu caminho.

Oferecendo equipamentos de ponta, orientação profissional e realística, com a experiência adquirida por seus proprietários ao longo de anos, somos mais um instrumento de auxílio em seu caminho, sobretudo pela paixão que nutrimos por esse universo off-road.

 



Portando, há um mundo a ser explorado e conhecido. História, cultura, cenários maravilhosos, vida selvagem e liberdade, são os prêmios para quem Faz o Caminho!
 

Texto e fotos: Marco Aurélio R. Guimarães

0 Comentários | Postado em News By Marcos Castro

Promoção Para Quem Curte Expedições

O Armazém 4x4 promoveu sua linha de produtos patrocinando uma campanha especial para os clientes da África 4x4 Expedições e alunos do curso Técnica 4x4.

Assim como nas outras promoções, o prêmio é sempre algo tentador para quem curte viagens off-road e desta vez não foi diferente: a loja escolheu uma barraca de teto, ideal para quem deseja conforto e praticidade em expedições.


O sorteio foi realizado no dia 1 de Setembro nas dependências do Armazém 4x4 em Curitiba e a felizarda ganhadora é a aluna Milena Ramos Subires, de São Paulo. A Milena participou do curso Técnica 4x4 nos dias 12 e 13 de Junho e além do preparo para as trilhas agora ganhou um super equipamento para ir mais longe.


Segundo João Roberto Gaiotto, instrutor do curso e sócio do Armazém 4x4, as promoções visam premiar e prestigiar os clientes e alunos, promovendo a chance de usufruir de equipamentos sempre desejados por quem ama o off-road e as grandes viagens de aventura.


Marco Aurélio, sócio do Armazém 4x4, destaca que realizando promoções de qualidade a loja mantém uma relação duradoura com os clientes e mostra o objetivo de sempre oferecer produtos de alta tecnologia para o mercado. O Armazém 4x4 pode ser conferido em www.armazem4x4.com.br
 

O sorteio

 

 A  ganhadora

0 Comentários | Postado em News By Marcos Castro

Bem vindos ao Blog do Armazém 4x4

Olá amigos clientes!

Abrimos este Blog para o Armazém 4x4 com a intenção de informar sobre equipamentos e acessórios para o universo 4x4.
Gostariamos de receber dicas de sugestões de assuntos pertinentes ao nosso mundo off-road e de nossa 
Abraço a todos e até breve;


Equipe Armazém 4x4
 

 

0 Comentários | Postado em News By Marcos Castro