Em nossos cursos Off-Road DPaschoal sempre temos mulheres participando. Algumas vezes se inscrevem sozinhas mas na grande maioria são trazidas pelos companheiros, que já participaram, ou que estão interessados no curso e vêem uma oportunidade para compartilhar o treinamento com a parceira de aventuras. Quem acha que aventura 4x4 é coisa de macho pode colocar as barbas de molho! Elas estão ocupando seu lugar de direito e com grande competência.
 E não importa a idade, estão sempre com o astral lá em cima, e jamais demonstram qualquer dificuldade em preparar um resgate com as grosseiras luvas de couro, cintas e desajeitados cabos de aço.  As filhas mais novas vibram com a performance, boa ou as vezes não tão boas, dos pais. Mostram que assim que puderem vão tomar sua posição ao volante e fazer suas próprias aventuras.

 

Preparadas para o que der e vier. (foto: Técnica 4x4)

 


 Quando pergunto a elas o motivo de participarem de um esporte que pode fazê-las retornarem para casa completamente emporcalhadas de lama e pó, ouço justificativas diversas e interessantes. A maioria adora estar junto do companheiro em suas aventuras, podendo compartilhar um final de semana agradável junto com o marido, filhos e amigos. Enfim, adoram a natureza e fazem o possível para estar junto dela.
 Também encontro mulheres que usam seu veículo 4x4, ou da empresa, para finalidades puramente profissionais, em tarefas realizadas em regiões remotas, seja como geóloga, engenheira florestal ou médica. É incrível a variedade de profissões que usam um 4x4 para se cumprir o trabalho, e é mais comum do que parece você encontrar um mulher determinada atrás do volante.

 


 

Encalhar faz parte de qualquer aventura off-road. Aluna aguarda a companheira preparar o cabo de aço para o resgate. (foto: Técnica 4x4)

 


 Não podemos esquecer os raids e as provas de rally, que preenchem o calendário brasileiro anual. Existem provas só para elas, como o Raid do Batom – só para duplas femininas e Raid Romeu e Julieta - para casais, que são realizado por vários Jipe Clubes no país. No universo do rally muitos pilotos estão mostrando a que vieram, em grandes provas nacionais como o Rally dos Sertões e mesmo lá fora temos todo ano intrépidas pilotos em provas duríssimas como o Rally Paris-Dacar e o extinto Camel Trophy.

 

 

Alegria e bom astral, um colírio para nossos olhos e espíritos cheios de poeira e lama. (foto: Técnica 4x4)

 


 E os homens, o que pensam delas? Ainda que esteja um pouco fora de moda, tem muito homem que acha as mulheres desajeitadas para off-road. Em um dos cursos off-road que realizamos com a DPaschoal e a Goodyear, um atoleiro respeitável tragou todos os carros pilotados por homens. Chegou a vez da primeira aluna e é claro que os machistas de plantão começaram a prepara cintas e cabos de aço para o resgate eminente. Ela engatou a marcha correta, entrou com firmeza e foi a primeira a passar sem resgate depois que 9 marmanjos encalharam com maestria inimitável. Não deixou barato e fez a rapaziada ficar de boca fechada.

 

 

Alunas do Curso Off-Road DPaschoal. (foto: Técnica 4x4)


 Outra alegação é a de que as mulheres não conseguem carregar peso, e que isto é coisa para a força masculina. Não concordo, depende da limitação física de cada um. Saibam que quando se precisa mesmo aplicar força física em uma trilha, poucos têm condições de ajudar, já que problemas diversos de saúde, verdadeiros ou não (!), são um álibi para desobrigar alguns rapazes a pegarem no pesado. Nestas horas aparece uma mulher da turma para dar uma força a mais e suprir a falta de mão de obra ocasionada pelos machos “quebrados”.
 O recado para elas é o seguinte: bem-vindas e não tenham nenhum receio, as aventuras 4x4 têm graus de dificuldades para todos os gostos, não é verdade que toda viagem ou trilha tenha que ser radical e complicada. Existem infinitas alternativas de viagem que vocês podem fazer sozinhas se quiserem, tranqüilamente com amigas e filhos e voltar pra casa cheias de histórias e fotos para mostrar. Para quem está começando agora recomendo nosso Curso Off-Road DPaschoal, onde terá contato com as dicas para entrar neste fascinante mundo 4x4 o pé direito.

 

Para mais informações
Autoria: João Roberto de Camargo Gaiotto
Curso de Condução Off Road DPaschoal: www.dpaschoal.com.br